segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Qual a origem do domingo (sunday-dies solis) como dia consagrado à adoração?

* “Se olhei p/o Sol, quando resplandecia, ou p/a Lua caminhando gloriosa e a minha mente se deixou enganar em oculto, e beijos lhes atirei com a mão, também isto seria delito à punição de juízes; pois assim negaria eu ao Deus Altíssimo assentado sobre um alto e sublime trono” (Jó 31:26 a 28 e Isaías 6:1 a 3 com Romanos 1:25).


* “Cerca de vinte e cinco homens, de costas p/o templo do Senhor, e com os rostos p/o oriente; e eles adoravam o Sol virados p/o oriente” (Ezequiel 8:16). E mais: “Viste, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O Senhor não nos vê, o Senhor abandonou a Terra!” (Ezequiel 8:12 e II Reis 23:11 e Números 25:4 com Deuteronômio 32:16e17).


* “Os pagãos do Império Romano guardavam o atual domingo, o primeiro dia da semana, ao qual honravam como “dies solis” (dia do Sol). Essa prática foi aceita pelo gnosticismo, passando daí p/a igreja em Alexandria. E, no século quarto, grande parte da cristandade já guardava o dia do Sol dos pagãos, como sendo o dia do Senhor(veja Marcos 2:27 e 28)”!


* “Mesmo depois de ser promulgado o decreto dominical por Constantino Magno (7 de março de 321dC.), ainda havia muitos cristãos fiéis, que não se deixavam contaminar pela apostasia reinante. Guardavam o Sábado e rejeitavam a observância do dia vindo do paganismo. Diante disto, em 364 dC., o Concílio de Laodicéia resol- veu promulgar o seguinte edito: “Os cristãos não devem judaizar e descansar no Sábado, mas sim trabalhar neste dia, porém, no domingo honrar de maneira especial, como cristãos. Se, entretanto, forem encontrados judaizando, sejam então amaldiçoados por Cristo” (Hefele, History of the Councils of the Church, vol.2, cânon 29).


*Numa obra católica,intitulada Douctrinal Catechism, de Keenan,lemos: “Pergunta: Tendes outro meio p/provar que a igreja tem poder p/instituir dias de festa? Resposta: Se ela não tivesse tal poder, não poderia ter feito aquilo com que concordam os modernos ensinadores em matéria religiosa, isto é, ela não poderia ter substituído pelo domingo, a observância do Sábado”!


*A Bíblia afirma: “Pois mudaram a Verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente” (veja Rom.1:25).


* “Um só Deus, no meio de tantos deuses fabricados pelos homens; uns, inventados mentalmente e outros esculpidos materialmente. Alguns são de ouro, prata, de madeira, pedra, etc. O dinheiro torna-se na imaginação um deus, quando pensamos que ele é tudo p/nós e não podemos colocá-lo em segundo lugar como o mancebo rico, que queria ser salvo, mas a sua mente estava na riqueza que lhe impedia a salvação. P/ele a riqueza valia mais do que o próprio Cristo e a vida eterna! Outros deuses podem ser uma paixão, um vício, o apetite, o orgulho. Qualquer coisa pode tornar-se, p/nós, um deus quando não seguimos as nossas convicções, por medo de perder alguma coisa que amamos”! Em 24hs não temos 5 minutos p/o Criador?!


*Estudo preparado por Cyro Monteiro!Essa reflexão é uma “palhinha”do livro que escrevi !


Por gentileza, passe adiante!!

Nenhum comentário: